.

16/02/2008

Google oferece mapas de Marte a um clique do mouse

EFE
Washington, 14 mar (EFE).- O serviço de buscas Google agora oferece aos usuários mapas de Marte a um clique de mouse com o serviço "Google Mars" (http://www.google.com/mars/).
Os mapas do planeta vermelho foram elaborados pelo Google a partir de imagens de duas sondas da Nasa, a Odyssey e a Global Surveyor, que há anos giram em sua órbita.
O usuário terá a possibilidade de ver os mapas de Marte de três formas diferentes para entender melhor a topografia do planeta. A primeira delas mostra a superfície do planeta vermelho em tons de branco e preto, com imagens da Mars Orbiter Camera, a câmera da Mars Global Surveyor.
A segunda oferece fotografias em infravermelho tiradas do sistema de imagens por emissão térmica da Mars Odyssey, nas quais as zonas quentes do planeta aparecem brilhantes, e as frias, escuras.
Por último, a terceira oferece imagens em relevo de Marte em cores e informações sobre o relevo do planeta, recolhidas pelo altímetro de laser da Mars Orbiter.
Os mapas de Marte também permitem realçar as características geográficas do planeta, como montanhas, planícies, desfiladeiros, dunas e crateras.
Além disso, o Google prevê atualizar as imagens a cada poucas semanas e anunciou que elas também poderão estar disponíveis, no futuro, através do Google Earth, seu atlas virtual.
O Google apresentou este novo serviço coincidindo com o 151º aniversário do nascimento de Percival Lowell, um astrônomo que estudou o planeta Marte no século XIX.
Em meados de 2005, o serviço de buscas apresentou o Google Earth, um atlas virtual. Além disso oferece aos usuários o Google Moon, que mostra os lugares das seis aterrissagens das missões Apollo. EFE co MF.

Nenhum comentário: